quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Gabarito da tarefa 1

Olá, queridos alunos e alunas!
Aqui vai um gabarito base para a tarefa sobre a canção de Marisa Monte:

1. Identifiquem na letra da música palavras que você não conhece o significado. Pesquise no dicionário, ou na Internet, e poste sua resposta aqui, juntamente com estas próximas.
-

 2. Na letra da música há algumas expressões que utilizamos comumente na linguagem oral, mas que devemos evitar na língua escrita. Identifique quais são essas expressões.Obs.: Estes usos, aparentemente incorretos, presentes nas letras de músicas são permitidos pelo que se chama "licença poética". Só não vá escrever desse jeito numa procuração! ^^

Pra - essa forma só podemos utilizar na linguagem oral. O correto é "para".
Em alguns momentos o eu lírico se refere a "você" e em outros momentos, à segunda pessoa  "tu".
"Você podia" está conjugado em pretérito imperfeito. A forma verbal correta para falar de uma possibilidade que ainda não se concretizou, nesse caso, seria o futuro do pretérito: "você poderia".

3. Identifique as situações descritas na canção em que o personagem que conta a história refere-se à linguagem verbal e momentos em que ele se refere à linguagem não-verbal.

O eu lírico se refere à linguagem verbal bem claramente no seguinte momento:  "Procuro explicar o meu sentimento/ E só consigo encontrar/  Palavras que não existem no dicionário."
A referência à linguagem não-verbal fica bastante evidente em: "Pra que eu possa pegar sua mão, olhar nos olhos teus" e "Você podia entender meu vocabulário/ Decifrar meus sinais, seria bom".

Espero que tenham gostado da tarefa.
Abraços!

Tatiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário